FutConcelhoTondela
Sábado, 9 de Maio de 2009
Carta Aberta

CLUBE ATLÉTICO DE MOLELOS

EM FESTA

 

 

   No domingo passado o Clube Atlético de Molelos assegurou a manutenção na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. Depois de um começo de época atribulado, caracterizado pelos resultados menos bons, o Clube de Molelos realizou um final de campeonato bastante bom, numa perspectiva que lhe permitiu assegurar a manutenção e festejar.

   Quando se fala dos triunfos alcançados manda o bom senso nomear os responsáveis pelos mesmos. Eu gostaria de ser o mais correcto possível mas a minha ignorância desportiva talvez não o vai permitir. Mas vou tentar ser o mais junto quanto possível, começando pelo passado recente.

   Na década de 90, o actual presidente da Junta de Molelos, Horácio Rodrigues e a sua equipa tomou posse como Presidente do Clube atlético de Molelos. Segundo se consta, o material desportivo em posse do clube era quase nulo. Tudo se resumia a escassez! Alguém me dizia: “Não havia bolas, meias, equipamentos, fatos de treino, etc, etc, apenas existia uma campo em péssimas condições!”.

   Ao longo dos tempos o Clube Atlético de Molelos cresceu! As ausências iam se colmatando com a entrega do seu presidente e sua Equipa. Apareceu um espaço desportivo digno, apareceram as condições para se jogar futebol em Molelos, mas continuavam a faltar os resultados.

   Todos nós sabemos que o Sr. Horácio foi o responsável por a obra que está no Vale da Pata e o impulsionador do futebol em Molelos.

   Seguidamente seguiu-se a direcção do “Cabaças”. Homem que vivia cada derrota, cada vitória, que certamente fez o melhor que conseguiu. Recordo-me do desalento quando Molelos por 3 vezes seguidas jogou em Vouzela, salvo erro, e esta equipa perdia sempre devido a marcação de 2 ou 3 penalidades por jogo.

   Este Homem dedicou o seu tempo ao clube tal como outros, não sei se mais ou menos, mas abdicou em prol de uma instituição da freguesia de Molelos, e isso é de louvar, assim como os outros Presidentes e pessoas que os acompanham.

   Em seguida, depois de um vazio de poder surgiu o Professor Ferreira e a sua equipa. Após a subida de divisão avizinhava-se tempos difíceis devido a questões económicas. A competição era superior o que exigia (aparentemente) jogadores com mais capacidades de forma a competir de igual para igual. Depois do magnífico feito de subir de divisão, a equipa técnica foi alterada, surgindo o Pratas como salvador da época.

   Desde já envio as minhas felicitações a este Amigo pelo sucedido, mas não posso esquecer o trabalho realizado pelo anterior treinador. Não aceito que um treinador tenha sido um herói e passados uns tempos, só porque os resultados não aparecem, já não vale nada. Acho que qualquer pessoa de bom senso se revê nesta posição.

   Mas afinal Quem o responsável pela manutenção do Clube atlético de Molelos na divisão de honra da AFV???

   Sem duvida a Direcção, as (duas) Equipas Técnicas, os Jogadores e Todos aqueles que contribuem com o seu suor para que o futebol em Molelos seja uma realidade, desde a pessoa que está na bilheteira, passando pelo bar até ou roupeiro.

   Estão Todos de Parabéns e é mais um feito histórico assegurar a manutenção perante as adversidades financeiras que este clube teve (e tem?) ao longo da época. Defendo que as pessoas têm que mostrar as suas capacidades para serem apoiadas. O Clube Atlético de Molelos merece mais apoios. Os jogadores merecem mais. Esta Terra merece mais!

Guardei para o fim, a questão dos adeptos!

   No domingo estive no vale da Pata, onde presenciei a uma entrega total. Os jogadores trabalharam, lutaram e sofreram para assegurar a manutenção. A muito tempo que não via um jogo de futebol assim, com tanta entrega e vontade de vencer. Sem querer ser injusto mais uma vez, destacou-se o Júlio pela sua classe, o Chalana pela entrega, o Almiro pela sua segurança, o Marco nas compensações, o João Filipe pela eficácia defensiva. Esta é a minha visão, não querendo desfazer o trabalho de ninguém, pois TODOS entraram com muita garra e determinação.

   Os adeptos ajudaram! Aplaudiam cada lance de ataque, cada defesa, cada jogada perdida, cada lance bem assinalado pelo juiz. Mas contestavam todas as faltas contra a equipa da Terra. Os adeptos vibravam com cada lance que sucedia. E a culpa era sempre do juiz.

   Que profissão injusta! Estes homens por mais que sejam honestos são sempre condenados por aquilo que fazem e por aquilo que não fazem. Mas faz parte do futebol! Cabe a cada um julgar cada lance, pois ele passa-se á nossa frente, pior é o que nos passa ao lado e não conseguimos compreender, principalmente na recta final dos campeonatos. Mas a Associação de Futebol de Viseu está atenta. Já deu provas que assim que há pistas de algo menos claro, estas podem ser seguidas! Mas eu de estas coisas percebo pouco! Acho que se fala mais do que é, pois se fosse verdade a maior parte das coisas que por ai se dizem, quem sabe falava abertamente sobre isso!

   Molelos pode começar a projectar a próxima época e isso é que é importante para dignificar o futebol e a Terra da Loiça Preta, a Freguesia de Molelos.

Parabéns e continuação de bom trabalho!

Fonte:molelos-tondela.blogspot.com

 



publicado por fut11concelhotondela às 21:57
link do post | COMENTAR | favorito
|

8 comentários:
De ANÓNIMO a 11 de Maio de 2009 às 04:24
o actual Presidente da Junta de Freguesia o principal impulsionador do futebol em Molelos?
como?
e quem fundou o Clube em 1942?
e quem antes tantas vezes foi campeão?
e quem antes andou pelos nacionais de júniores?
e quem antes andou na 3ª divisão nacional?
durante a sua presidência o Atlétrico de Molelos NUNCA subiu sequer de divisão.
apenas este reparo. mas ele não tem culpa de nada, o culpado é apenas quem escreve, por escrever.


De RICARDO SANTOS a 11 de Maio de 2009 às 23:10
Direito de Resposta

Como Autor do artigo comentado venho por este meio usufruir do Direito de Resposta. Não é hábito comentar “meras palavras” anónimas, mas como se trata de um blog de grande dimensão e com comentários moderados, devo esclarecer:

1) O artigo escrito foi elaborado com base em depoimentos de Pessoas que trabalharam ao longo de muitos anos para o CAM e conhecem a sua História. Por outro lado, apresento factos testemunhados na primeira pessoa.

2) O mesmo apenas se refere a partir da década de 90. Para além de não ter dados concretos e sérios dos anos transactos á década de 90, considero pelos factos apresentados que foi um período determinante na História recente do Atlético que merecia ser recordada. Desafio os demais interessados a escreverem o que sabem sobre a extensa História do CAM.

3) Não escrevo, por escrever. Escrevo por gosto e realização pessoal.


Aproveito para agradecer ao/aos administrador(es) deste site pela oportunidade e cordialmente comunicar-vos que é com enorme gosto que vejo um artigo meu publicado neste blog que é uma referência a nível desportivo.

Continuação de bom trabalho

Abraço

Ricardo Santos


De ??? a 12 de Maio de 2009 às 00:34
É pá... Esta carta aberta é muito infeliz pois quando se nomeia alguém corre-se o risco de esquecer outrem...
Eu compreendo que quem escreveu isto ainda é muito maçarico e não conhece bem a história do CAM...
Quando lá joguei, na altura do Sr. Frederico, nunca faltaram bolas nem outro tipo de equipamento para treinar.
Impulsionador do futebol??? Isto pode ser visto como uma ofensa para muitos zibb's que tanto deram o coiro a trabalhar sem nunca terem levado uma palmada nas costas...
Como é que alguém que acabou com o futebol de salão ( o ex-libris do CAM de então) pode ser o principal impulsionador do futebol?

Tudo evolui, coisas mais depressa que outras mas, acima de tudo, os grandes impulsionadores foram e são os sócios... e o amigo Horácio é "apenas" um deles.

O maior impulso é começar a obra e os nossos ancestrais fizeram-no!!! Merecem a nossa homenagem e a melhor forma de retribuir é continuá-la!!!

Todos os directores deram, dão e sempre darão o seu melhor...

Ricardo, como dirigente associativo, sei que és um rapaz que gosta de ser interventivo na sociedade, no entanto, antes de formares uma opinião e sobretudo a publicar, deverias procurar e investigar mais e melhor sobre os assuntos que abordas, pois arriscas-te a beliscar o empirismo, desrespeitando, ingenuamente a ética deontológica.



De antonio coimbra a 12 de Maio de 2009 às 23:32
Li atentammente esta carta aberta, tal como tanta gente. Sou da mesma opinião que o autor, relativamente a alguns pontos que estão a sucitar alguma controvérsia.
Quanto ao amigo Horácio é sem duvida o Homem que impulsionou o Futebol em Molelos desde a 1990, ora vejamos
- Quem foi o responsável pela construção do estádio que o Molelos tem?
- Quem foi o responsável pelo pavilhão?
- quem foi o responsável pela nova carrinha?
- quem foi o responsável pelo piso sintético que vai o molelos vai ter?
Molelos teve muita sorte em ter o Horácio como Presidente do CAM e ao longo dos últimos anos teve ainda mais sorte em ter-lo como presidente Junta de Freguesia. Um Homem que deixou hora feita. Sedimentou os alicerces e passou o testemunho para outras pessoas que continuaram esse trabalho.
Fui director do molelos, a alguns anos e talvez algumas coisas escritas estajam exageradas, mas no global que excelente texto.
Continua assim, a escrever o que te vai na alma, Ricardo. Foste o melhor correspondente da Freguesia de molelos para o jornal para onde escrevias. Já pensaste em voltar?
nao te deixes levar por esses comentários mal direccionados, que apenas tem como alvo tu ou as pessoas que nomeaste. Importante é escreveres o que se passa por ai, e fiquei muito contente por saber que, pois estou longe, que molelos assegurou a manutenção.




De de molelos a 13 de Maio de 2009 às 20:25
caros amigos,
não queria intrometer-me nestas questiúnculas , mas não posso deixar passar em claro e sinto-me, como molelense , obrigado a tecer alguns comentários: 1- o pavilhão do clube foi feito por uma comissão onde entre outras pessoas estavam o eng . Helder Balsa, o Eduardo Marque, Nelson Coimbra, Norton de Matos e muitos outros. o senhor Presidente da Junta de Freguesia nada tem a ver com essa obra.
2- Quando foi Presidente do Clube em 1995//96 encontrou uma muito boa quantia de dinheiro que lhe permitiu comprar uma carrinha e fazer algumas obras.
3- Salientar que as obras de requalificação do campo de futebol foram feitas a expensas da Câmara para que se conseguisse atingir outros objectivos a Junta de Freguesia, e conseguiu-a.
4- O campo de futebol com as obras nunca mais foi o mesmo - transformou-se, no verão, num nevoeiro poeirento e , no inverno, num campo de batatas, com tanta lama que torna impossível a prática desportiva.
5- Na época anterior adquiriram-se duas carrinhas, uma comprada e outra cedida pela Câmara Municipal, com a colaboração da Junta de Freguesia.
6- Todos sabemos que nestes clubes não há receita para obras, logo estamos sempre dependentes das autarquias, por isso todas as obras têm de ser feitas com elas, antes, agora e depois.
7- Quanto ao sintético deveremos dizer que estava prometido há muito tempo e que, ao que parece só agora vai ser uma realidade - por vontade da Câmara Municipal e pelo facto do Clube ter cinco equipas a disputar campeonatos federados - esta sim, a verdadeira causa e necessidade.
8- Deve-se dizer também que na época anterior O C. A. M.não só subiu de divisão Como foi CAMPEÃO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO DA afv , pela primeira vez, na sua longa história.
9- Dizer que a falta de equipamentos e de outras coisas aconteceram a várias direcções, especialmente na década de 80, depois de alguns desvarios praticados na 3ª divisão nacional - aquisição de alguns jogadores muito caros, na época.
10- De notar que o futebol de salão em Molelos terminou na época 1995/96. Sabemos quem era o Presidente.
11- Realçar que todos os directores contribuem para que o clube seja cada vez melhor, com o seu trabalho e dedicação, embora nem todos tenham resultados desportivos convenientes.
12- Impulsionadores do futebol em Molelos ? É do conhecimento geral que foram Gilberto Castro, Júlio Coimbra e outros, que retomaram o futebol federado depois de uma interrupção e nunca mais parou. estes sim, verdadeiros impulsionadores.
13- O querer-se endeusar seja quem for e a que pretexto for traz efeitos nefastos para o Clube, pois será uma afronta para quantos deram o seu melhor em prol desta colectividade sem nada em troca, nem o reconhecimento caciqueiro que impera. <


De conclusicionosta a 14 de Maio de 2009 às 17:28
Afinal o Horácio fez muito por aquele clube, directa ou indirectamente. foi bem mais que um sócio e Presidente!

Mais vale bons conhecimentos politicos que nao os ter e ha custa disso Molelos tem o que tem.
quem tiver duvidas passe por molelos e admire!

Se nao fosse ele continuava tudo na mesma, ou nao?

So quem tem cor politica diferente da dele é que nao ve isso.

Mas o mais importante foi a manutençao do clube este ano. ISSO È QUE DEVEM FALAR.

Falem agora aqueles que nao acreditavam no actual presidente.

Bom trabalho FERREIRA. Ja no ano passado foi uma "chapada" para muita gente a subida e agora a manutençao é obra. Força!

Comentem esta vitoria, que isso é que é importante para a actualidade desportiva do concelho de Tondela.



De anónimo a 15 de Maio de 2009 às 02:57
no CAM só podemos ver as capacidades dos presidentes pelos êxitos desportivos. o resto, as obras, dependem sempre da vontade politica. isto acontece em todos os clubes. se uma direcção tiver êxito "obriga" o poder politico a não ficar indiferente, e a ter de abrir os cordões á bolsa, para fazer algumas obras. outras vezes é a ambição de conquistar algo, como por exemplo uma junta de freguesia e foi o k aconteceu em Molelos . mas as obras em molelos foram da seguinte forma e já está escrito:
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

no CAM só podemos ver as capacidades dos presidentes pelos êxitos desportivos. o resto, as obras, dependem sempre da vontade politica. isto acontece em todos os clubes. se uma direcção tiver êxito "obriga" o poder politico a não ficar indiferente, e a ter de abrir os cordões á bolsa, para fazer algumas obras. outras vezes é a ambição de conquistar algo, como por exemplo uma junta de freguesia e foi o k aconteceu em Molelos . mas as obras em molelos foram da seguinte forma e já está escrito: <BR class=incorrect name="incorrect" <a>PAVILHÃO-</A> uma comissão onde o Horácio não interveio <BR>CAMPO DE FUTEBOL- um rebaixamento que fez dele um batatal, péssimo, FEITO PELA CÂMARA PARA GANHAR A JUNTA EM MOLELOS <BR class=incorrect name="incorrect" <a>BANCADA-</A> um bom trabalho , mas com falta de algumas condições . feita pela Câmara , coberta já no tempo do Cabaças. <BR>SINTÉTICO - PROMETIDO HÁ MUITO. parece ser uma realidade agora, mas necessário pelos muitos escalões que o CAM tem. e é para onde se caminha a nível distrital. sem questões politicas pelo meio. depois deste outros terão de vir, seja com quem for que esteja na câmara <BR>O MAIS IMPORTANTE FOI o clube ter sido campeão no ano passado e ter assegurado a manutenção esta época. isto é que não pode ser questionado, escamoteado , discutido , nem ignorado...EXISTE. <BR>E NEM TODOS OS PRESIDENTES FORAM CAMPEÕES. isto faz-me lembrar a dor de cotovelo de alguns que nesta altura do ano, mas em 2007 , muito escreveram nos blogs a falar mal da direcção que entrou. Outros escreveram outras coisas, como esta carta aberta, para desviarem as atenções do que é IMPORTANTE. por acaso é ano de eleições autárquicas; NADA ACONTECE POR ACASO. <BR>


De molelense a 15 de Maio de 2009 às 16:07
estavam tao bem a dormir


Comentar post

Image Hosted by ImageShack.us ONLINE Free Counter
Free Counter
Pesquisa no Fut....
 
LINKS/ENDEREÇOS FUT
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


FUT CBox
POSTS RECENTES

Jogos de Preparação - Equ...

CA MOLELOS 4-3 Campia

Tondela acolhe Selecção.....

Torneio Quadrangular este...

Besteiros F. C. - Noventa...

Portugal Vs Brasil em Ton...

Jogos de Preparação - Equ...

CD TONDELA 2-0 CD Mafra

90º Aniversário

(Extra Fut) - PORTUGAL

Comunicado C.A. Molelos

Nacional I Divisão Femini...

II Divisão Nacional - Zon...

Mercado de Transferência ...

Entrevista ao Presidente ...

Dicionário Pt.
Alerta
Música
Fut11concelhotondela - PERFIL
ARQUIVOS DO FUT
Contacto Blog:
futconcelhotondela @hotmail.com
blogs SAPO
RSS