FutConcelhoTondela
Sábado, 12 de Setembro de 2009
Escola FC em reportagem

 Unidas pela “paixão” do futebol

 

   Reina a boa disposição. São 20h30, a noite já caiu, as atletas do Escola Futebol Clube Molelinhos (EFCM), de Tondela, têm duas horas de treino pela frente e o dia para estas raparigas está longe de chegar ao fim.

   Vinte e duas atletas federadas, da única equipa do distrito de Viseu nos nacionais de futebol de 11, treinam para o arranque da nova época com a auto-estima em cima, depois de terem ganho a últim a edição da Taça de Portugal.

   Deslocam-se da Guarda, Coimbra, Viseu e Tondela, duas vezes por semana, para treinarem no campo do Molelinhos, ainda que, pontualmente, treinem nos campos sintéticos emprestados em Tondela. Na noite em que acompanhamos o treino, o ponto de encontro era no sintético da Escola Secundária. Na carrinha do Molelinhos ou em carros pessoais foram chegando, a maioria bem mais cedo, mas tiveram que esperar que os treinos dos iniciados terminassem. Sempre sorridentes e bem dispostas, aproveitaram os minutos no balneário para porem a conversa em dia, enquanto se equipavam. Cabelos amarrados, sapatilhas bem apertadas – um pormenor importante – e o flash das fotografias agita o ambiente.

   Porque jogam futebol? "Mas que pergunta, porque gostamos!", responde a maioria em coro. Maria Lourenço é a "caloira", tem 16 anos e está na equipa há um ano. "Andava perdida noutras modalidades, finalmente encontrei-me", defende-se. Já em campo, sentadas em roda, começam com um momento de descontracção, falam de dietas, sobretudo porque algumas estão com peso a mais depois das férias e eis que surge o primeiro aviso do Treinador, Luís Carlos "Treina connosco quem treina sempre […]. Em termos de equipa é preciso trabalharmos mais um bocadinho" e contínua: "O Patrick [adjunto] regressou. Enquanto isso, o massagista vai avaliando o estado das atletas.Terminados os avisos e resolvidas as burocracias do campeonato, segue-se hora e meia de treino.

   A boa disposição destas atletas deixa transparecer um optimismo que no terreno não é tão visível. O presidente do EFCM, Carlos Rodrigues reconhece que a equipa trabalha com as condições mínimas. "É um sacrifício muito grande, mas todos dão o máximo e há muito boa disposição", adianta destacando sobretudo o "forte" apoio da Câmara de Tondela para conseguirem levar por diante o projecto.

   Fica então a dúvida sobre o que faz destas raparigas jogadoras de futebol federado, vencedoras de uma Taça de Portugal, sete delas internacionais incluindo Neide Simões que é guarda-redes muitas vezes titular na selecção nacional. "A paixão é pelo futebol, não é pelos ordenados que não temos", responde Francisca Martins (Xica), capitã de equipa, defesa central e internacional A por Portugal desde 2004. Uma opinião partilhada pela equipa e pelo próprio treinador: "Qual é o espírito? É difícil responder (pensa), é o gosto enorme pela modalidade". Luis Carlos reconhece alguns progresos no futebol feminino em Portugal, mas adianta que "tem andado, com mais equipas, mais participantes e atletas mais jovens, só que muito lentamente, a um ritmo de evolução que não é o desejado", ao defender a necessidade de "as entidades oficiais e as próprias direcções dos clubes se empenharem no desporto feminino como se empenham no futebol masculino. Acredita-se muito pouco".

 

 



publicado por fut11concelhotondela às 19:04
link do post | COMENTAR | favorito
|

Image Hosted by ImageShack.us ONLINE Free Counter
Free Counter
Pesquisa no Fut....
 
LINKS/ENDEREÇOS FUT
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


FUT CBox
POSTS RECENTES

Jogos de Preparação - Equ...

CA MOLELOS 4-3 Campia

Tondela acolhe Selecção.....

Torneio Quadrangular este...

Besteiros F. C. - Noventa...

Portugal Vs Brasil em Ton...

Jogos de Preparação - Equ...

CD TONDELA 2-0 CD Mafra

90º Aniversário

(Extra Fut) - PORTUGAL

Comunicado C.A. Molelos

Nacional I Divisão Femini...

II Divisão Nacional - Zon...

Mercado de Transferência ...

Entrevista ao Presidente ...

Dicionário Pt.
Alerta
Música
Fut11concelhotondela - PERFIL
ARQUIVOS DO FUT
Contacto Blog:
futconcelhotondela @hotmail.com
blogs SAPO
RSS